Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História

A História de Uruana de Minas

por tassiany — última modificação 23/08/2016 14h04

O Povoado de Uruana se formou às margens do Ribeirão Sussuarana, no Distrito de Garapuava, município de Unaí, localizado numa região de terras férteis do município, denominada Vale do Urucuia (ou “Vão” do Urucuia, banhada pelos Ribeirões Sussuarana, São Miguel, Jibóia, Pasto dos Bois, dentre outros.

O Povoado teve sua origem na Fazenda Pasto dos Bois de propriedade de Dona Balbina da Fonseca Melo. A aglomeração se deu a partir das casas situadas na propriedade da fazenda, que por serem agrupadas propiciaram a formação do povoado.

O fundador do povoado foi o Senhor Astor Ferreira de Morais, que também era fazendeiro e catireiro de terras. A fundação foi no ano de 1962, quando o Senhor Astor, incentivou a construção de uma igreja em homenagem a Nossa Senhora da Conceição e doou um pedaço de terra para a formação do povoado.

Sussuarana, foi o primeiro nome do povoado, por estar o mesmo às margens do Ribeirão Sussuarana. De Sussuarana, passou a chamar-se São José. Após algum tempo alguns políticos passaram a visitar a região e sugeriram a mudança do nome do Povoado São José para Povoado Uruana, que é a fusão das palavras Urucuia (nome do Vale onde se situa o povoado) com Sussuarana (Ribeirão que banha o Povoado e seu primeiro nome).

Em 1984, o Povoado de Uruana, já contava com 453 residências e uma população de aproximadamente 1800 pessoas. Nesta década, Uruana era considerada o maior núcleo populacional do município de Unaí, depois da Sede (cidade de Unaí). Uruana tornou-se Distrito quando a Câmara Municipal de Unaí, aprovou o Projeto de Lei n.°1363/1991, de autoria do vereador Rosival Francisco de Oliveira, que dispõe sobre a criação do Distrito de Uruana.

Encaminhado o Projeto ao Poder Executivo, o mesmo foi sancionado pelo prefeito de Unaí, o Senhor Sebastião Alves Pinheiro, em 17.11.1991. Nesta data ficou definitivamente criado o Distrito de Uruana. Em 3 de outubro de 1996, ocorreu a primeira eleição aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores.

E-Mail Institucional