A Câmara Municipal de Uruana parabeniza aos Médicos, Enfermeiros e Agentes de Saúde, que auxiliam e ministram palestras sobre os riscos e prevenção de doenças como a HIPERTENSÃO.
A nutricionista Driely Cristina, apresentou as pessoas métodos para uma alimentação saudável, e como uma alimentação balanceada pode ajudar a prevenir e a combater a Hipertensão.
Para que algumas pessoas saibam um pouco sobre essa doença tão "popular" e que muitos não dão a atenção necessária. Abaixo segue um texto mostrando um pouco sobre: o que é e quais os seus sintomas.
Hipertensão é uma doença democrática que acomete crianças, adultos e idosos, homens e mulheres de todas as classes sociais e condições financeiras. Popularmente conhecida como “pressão alta”, está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como conseqüência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.
Os valores da pressão arterial não são sempre os mesmos durante o dia. Geralmente caem, quando dormimos ou estamos relaxados, e sobem com a atividade física, agitação, estresse.
Considera-se hipertensa a pessoa que, medindo a pressão arterial em repouso, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg). Hipertensos têm maior propensão para apresentar comprometimentos vasculares, tanto cerebrais, quanto cardíacos.
Hipertensão arterial é doença traiçoeira, só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada. Algumas pessoas, porém, podem apresentar sintomas, como dores de cabeça, no peito e tonturas, entre outros, que representam um sinal de alerta.








